Fale Conosco
  • phone
    (11) 2015-4955 \ (11) 99748-1942
  • location_on

    Rua Lutécia,682 Vila Carrão - São Paulo - SP CEP 03423-000

Deixe sua Mensagem

    Contabilidade de custos – Entenda o papel da contabilidade na gestão dos gastos!

    Contabilidade de custos - Entenda o papel da contabilidade na gestão dos gastos! - Contabilidade de custos – Entenda o papel da contabilidade na gestão dos gastos!

    Uma das áreas mais importantes para a gestão de qualquer negócio é a contabilidade de custos.

    Ter domínio dela é garantia de uma redução de gastos efetiva e que ajude a alavancar os lucros do seu negócio. Não à toa, é uma das áreas mais requisitadas no ambiente corporativo.

    Se ainda não entendeu muito bem como sua empresa pode se beneficiar com a aplicação de uma contabilidade de custos eficiente, então te convidamos a esclarecer suas dúvidas em apenas alguns minutos.

    Nas linhas abaixo, vamos mostrar o que o termo significa e qual o seu papel no gerenciamento dos gastos diários em seu negócio. Confira!

    O que é contabilidade de custos?

    A contabilidade de custos é um ramo voltado para gerir os gastos envolvidos na produção da sua mercadoria ou para a execução dos serviços prestados. Ou seja, é uma área cuja principal meta é auxiliar na tomada de decisão sobre a precificação ou produção desse serviço ou produto. 

    Isso tudo é feito ao descobrir o CPP (Custo de Produção do Período). A fórmula para chegar ao resultado do CPP possui três elementos principais, sobre os quais iremos discorrer um pouco mais nos próximos parágrafos.

    Elemento 1: Custos Diretos

    O primeiro elemento considera todos os materiais envolvidos na produção do seu produto ou serviço. Além das matérias-primas, esse elemento também abrange custo de embalagem, entre outros.

    Elemento 2: Mão de Obra Direta

    O conhecimento, habilidade e tempo de produção também são considerados gastos dentro da contabilidade de custos. Por isso, fazem parte do CPP.

    Na mão de obra direta, são calculados salários, encargos tributários e benefícios trabalhistas, entre outros custos humanos envolvidos.

    Elemento 3: Custo Indireto de Fabricação

    Ambos os elementos acima são relativamente fáceis de calcular. Já o custo indireto de fabricação engloba tudo que virou custo de produção, mas não se encaixa nos dois elementos anteriores.

    Por exemplo, aluguel do pátio de fábrica, energia gasta na produção de um produto, reparos e manutenção dos equipamentos, além de sua própria depreciação. Contratação de funcionários terceirizados para auxiliar na produção também fazem parte deste cálculo.

    Por que é importante conhecer o CPP?

    O Custo de Produção do Período é imprescindível para saber se o custo de produção está de acordo com o preço de venda que pratica no mercado. Eles são decisivos na elaboração da margem de lucro dos seus produtos, por exemplo.

    Através da contabilidade de custos, se torna possível descobrir se é viável introduzir um novo produto ou serviço no mercado. Ele não é o único cálculo que deve considerar, já que também deve-se estudar preços da concorrência, mas ele te dá a base para não colocar um produto no mercado que tem altas chances de fracassar.

    Precisa fazer contabilidade de custos no seu negócio?

    Não está fazendo a contabilidade de custos e acredita que isso pode estar prejudicando o rendimento dos seus produtos?

    É provável que a sua margem de lucro esteja demasiadamente baixa e que esteja tendo um alto custo de produção. Além disso, se não for possível aumentar o preço sem perder mercado para a concorrência, também pode sair perdendo.

    Mande uma mensagem para a nossa equipe para conversarmos mais sobre a contabilidade de custos do seu negócio. Ou se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco!

    Fonte: Quero Montar uma empresa

    Classifique nosso post post

    Marcadores:

    Não perca mais nenhum post!

    Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

      Comentários