Fale Conosco
  • phone
    (11) 2015-4955 \ (11) 99748-1942
  • location_on

    Rua Lutécia,682 Vila Carrão - São Paulo - SP CEP 03423-000

Deixe sua Mensagem

[recaptcha]

4 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio!

Manter A Saúde Financeira Do Seu Negócio - Porto Lemes - 4 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio!

É certo que para manter um negócio saudável, um controle financeiro se faz mais do necessário, se tornando crucial para o seu empreendimento. Por isso, aprenda agora como ter um controle financeiro eficaz com estas 4 dicas para manter a saúde financeira do seu negócio:

1-Um Fluxo de Caixa bem estruturado é o alicerce do seu sucesso!

Colocar seus débitos e créditos no papel é o primeiro passo para entender como anda a saúde financeira da sua empresa, é aconselhável que você já possua um balanço patrimonial do seu negócio, mas como estamos nos referindo a movimentação do seu capital, um fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para a manter a saúde financeira do seu empreendimento.

O fluxo de caixa é um documento que demonstra a movimentação do dinheiro do seu empreendimento em determinado período de tempo, onde são analisadas entradas e saídas, sejam elas à vista ou prazo.

Normalmente, empreendimentos recém-inaugurados e negócios de pequeno porte costumam fazer este controle através de uma planilha, ou até mesmo um caderno de registros devido à baixa quantidade de transações. No entanto, esta não é uma atitude recomendada, pois conforme sua empresa tende a crescer, sua demanda de processos começa a se tornar cada vez maior, e nessas horas, ter o controle financeiro sendo administrado por você, por meio de uma ferramenta que pode ser facilmente danificada e sem segurança nenhuma, é um erro fatal para o seu negócio!

Fora isso, você ainda precisa se atentar aos dados que são inseridos em seu fluxo de caixa e saber analisar suas projeções de investimentos futuros, até porque é muito arriscado investir em matéria-prima sem saber se seu negócio possui dinheiro para pagar as despesas fixas.

2-Estipule metas, mas entenda seus limites!

Outra vantagem de obter um fluxo de caixa bem estruturado, fora a transparência do seu controle financeiro, é você ter embasamento para estipular metas para o seu negócio, segundo projeções que podem ser estipuladas pela sua média de ganhos e gastos mensais.

Por exemplo, um loja de calçados identifica que nos últimos sete meses manteve uma média de gastos mensais de R$ 1,5 mil com a iluminação do estabelecimento, visto isto, o gerente financeiro estipula uma meta de diminuição deste valor médio em 20% para daqui a três meses.

Para que este objetivo seja alcançado existem várias saídas, desde a troca da iluminação do estabelecimento até a contratação de uma empresa que implementa serviços de eficiência energética na loja.

Porém, para que decisões como esta sejam tomadas, é preciso saber a viabilidade desta ação e a situação atual do caixa de sua empresa, por isso, é importante ter o controle dos seus gastos e ganhos periódicos para manter a saúde financeira do seu negócio.

Você precisa ter em mente o prazo de retorno dos seus investimentos, para que você possa manter o seu capital rodando sem comprometer a permanência do seu negócio no mercado.

3-Negocie de maneira consciente, tanto você quanto seus fornecedores podem sair ganhando com isto!

Tendo o controle de suas finanças e de suas metas com base em suas necessidades, você precisa saber como negociar com seus fornecedores.

Digo isto porque quando você tem o controle do dinheiro do seu negócio, fica muito mais fácil estipular prazos de pagamento, sabendo quando você terá dinheiro ou não!

Você pode apelar por descontos em pagamentos à vista, ou pedir por maiores quantidades de parcelas, dependendo da situação do seu caixa.

Ter uma boa relação com os seus fornecedores te ajuda bastante! As empresas sabem reconhecer bons compradores e abrem mão de alguns prazos ou preços para manterem clientes fiéis, mas lembre-se: você não pode abusar desta relação e nem precisa ficar preso a apenas uma opção de fornecedor, é aconselhável ter opções para possíveis imprevistos.

4-Estas dicas para manter a saúde financeira do seu negócio são só o começo, mas você não precisa fazer isto sozinho!

Se você está pensando em montar o seu negócio, ou se já possui um, é importante que ter total controle sobre suas finanças, afinal, acumular pendências é a segunda maior causa do fechamento de empresas no Brasil!

Mas não precisa ficar preocupado, você pode contar com um escritório para administrar suas finanças, o que te dá muito mais segurança e alívio para gerir o seu empreendimento!

Por que não marcamos uma conversa? Nós da oferecemos o que é necessário para manter a saúde financeira do seu negócio!

Sucesso e até a próxima!

Avalie este Post!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of